Noites Libanesas Layali Loubnan

Noites Libanesas
Layali Loubnan

Ingredientes
8 colheres de sopa de açúcar
6 copos de leite
4 colheres de sopa de maisena diluída em 1/2 copo de água
1 colher de café de misk* moída
2 colheres de sopa de farinha de trigo
250 g de manteiga
2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira
2 colheres de sopa de água de rosas
1 receita de Achta

Modo de fazer
Misturar bem o açúcar, o leite, a maisena diluída na água, a farinha de trigo e a manteiga e levar ao fogo para ferver mexendo sempre até engrossar. Colocar a água de flor de laranjeiras, a água de rosas e a misk moída. Numa travessa colocar a metade desta mistura. Colocar uma camada de Achta e outra camada da mistura quando esfriar. Enfeitar com pistache quebrado e pistache inteiro. Servir atr para acompanhar. Deixar na geladeira.




Coalhada Com Carne Laban lmmo

Coalhada Com Carne
Laban lmmo

Ingredientes
1 kg de carne de músculo cortada em quadradinhos
10 cebolas bem pequenas
2 litros de coalhada peneirada
1 colher de sopa de hortelã seca* ou quanto achar necessário
2 litros de água
Sal
Temperos

Modo de fazer:
Cozinhar a carne, tirando a espuma e temperar. Em uma outra panela, cozinhar na água da carne as cebolas inteiras. Peneirar a coalhada, colocar a carne e as cebolas, um pouco da água da carne, um pouco de hortelã seca e deixar cozinhar uns 10 minutos em fogo baixo. Servir quente com arroz branco ou arroz com aletria.

 




Coalhada Com Abobrinha Kouça blaban

Coalhada Com Abobrinha
Kouça blaban

Ingredientes
2 kg de abobrinhas
1/2 kg de carne moída
1/2 copo de arroz
Sal
Temperos
1 ovo
2 litros de coalhada
1 colher de sopa de maisena
2 dentes de alho amassados
Hortelã seca*

Modo de fazer
Cortar uma tampa, fazer um furo nas abobrinhas, no sentido longitudinal, e recheá-las com carne, arroz, sal e temperos (não rechear muito), deixando um espaço. Colocar numa panela e deixar cozinhar com dois copos de água. Enquanto isso, numa outra panela, peneirar a coalhada, diluir a maisena na água, misturar com o ovo e adicionar na coalhada, mexendo-a sempre até ferver. Tirar as abobrinhas da água e colocar na coalhada. Colocar então os dentes de alho amassados e hortelã seca. Deixar cozinhar um pouco em fogo baixo. Obs.: Se o caldo estiver grosso, adicionar a água das abobrinhas. Servir quente ou frio.




Frango Com Moghrabié Moghrabié

Frango Com Moghrabié
Moghrabié

Ingredientes
2 frangos
2 litros de água
1 copo de grão-de-bico (deixar de molho na véspera)
1 tablete de caldo de frango
10 a 15 cebolas bem pequenas inteiras ou 3 cebolas grandes cortadas em rodelas
2 copos de moghrabié
Sal
Temperos
Canela em pau
Folha de louro

Modo de fazer
Cozinhar os frangos na água, com sal e os temperos. Quando pronto, desfiar. Coar a metade da água, colocar em uma panela e juntar as cebolas, os pedaços de frango desfiados, o grão-de-bico e deixar cozinhar. Na outra metade da água, juntar o tablete de caldo de frango e, quando começar a ferver, colocar o moghrabié e deixar cozinhar bem (leva muito mais tempo que o arroz). Se for preciso, colocar água pouco a pouco até o moghrabié cozinhar bem. Para servir, colocar o moghrabié em uma travessa com o frango em volta e para acompanhar o molho.




Charutos De Folha De Uva Mehehi Warak Arich

Charutos De Folha De Uva
Mehehi Warak Arich

Ingredientes
1/2 kg de folhas de uva
300 g de carne moída
1/2 copo de arroz
20 dentes de alho inteiros
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 kg de contrafilé em tirinhas
Sal
Temperos
Suco de 1 limão
2 dentes de alho amassados

Modo de fazer
Colocar as folhas de uva na água quente por 5 minutos para amolecer. Tirar da água e deixar escorrer. Rechear, então, com a carne moída, o arroz, uma colher de manteiga, o sal e os temperos. Numa panela, colocar as tirinhas de contrafilé já temperadas. Colocar os charutinhos, um junto ao outro e, entre cada camada de charutos, colocar uns 5 dentes de alho inteiros ou mais (a gosto). Por fim, colocar água até cobrir os charutos, colocar manteiga, e cobrir com um prato para segurá-los. Deixar cozinhar em fogo baixo. Finalmente, colocar o suco de limão com os 2 alhos amassados, enfeitar com rodelas de limão, e servir com coalhada ou salada de coalhada com pepino.




Charutos De Repolho Mehchi Warak Malfouf

Charutos De Repolho
Mehchi Warak Malfouf

Ingredientes
1 repolho grande
1/2 kg de carne moída
20 dentes de alho inteiros
1/2 copo de arroz
Manteiga
Sal
Temperos
Suco de 2 limões
1/2 colher de sopa de hortelã seca*
3 dentes de alho amassados

Modo de fazer
Colocar o repolho inteiro na água quente com o sal para as folhas amolecerem. Tirar da água e deixar escorrer. Cortar a parte dura de cada folha e rechear com a carne, o arroz, 1 colher de manteiga, o sal e os temperos. No fundo de uma panela, colocar algumas folhas inteiras de repolho e colocar os charutos juntinhos. Sobre cada camada de charutos, colocar uns 8 dentes de alho. Cobrir os charutos com água, colocar 1 colher de manteiga e sal, e deixar cozinhar. Por fim, colocar o suco de limão misturado com o alho amassado e a hortelã seca. Deixar cozinhar em fogo baixo uns 5 minutos. Servir com coalhada ou salada de coalhada com pepino.